Instalações Elétricas de Baixa tensão

Definimos quando uma instalação é de baixa tensão, quando qualquer tensão está na faixa de 50-1000 V CA (corrente alternada) ou 120-1500 V CC (corrente contínua). A norma ABNT NBR 5410, por exemplo, destinada às instalações elétricas de baixa tensão, aplica-se principalmente às edificações, qualquer que seja seu uso (residencial, comercial, público, industrial, etc.), incluindo as pré-fabricadas.

É muito importante se atentar a segurança, por isso, a ABNT (associação brasileira de normas técnicas) fornece para os profissionais desta área, um manual extremamente detalhado a respeito disto, como por exemplo, já citado acima, a NBR 5410. Nossos profissionais estão completamente adeptos à essas normas, estamos no mercado há mais de uma década, e entregamos com sucesso, diversas obras de grandes clientes, como Grupo Pão de Açúcar (GPA), Burger King, Lopes Kalil engenharia, HOGA construções, entre outros.

É interessante ressaltar, que mediante esta situação e as normas, é muito importante que se compre produtos certificados e homologados e além de uma equipe experiente para a execução física do serviço, temos uma equipe muito atenta na parte de compras desses produtos.


DICAS DE TRABALHO
Segue algumas recomendações para que se execute um serviço em instalação elétrica em baixa tensão:
- Antes de qualquer coisa, desligar a chave geral (disjuntor ou fusível).
- Faça um teste no circuito para ter certeza que não está energizado.
- Leia sempre com muita atenção as instruções dos produtos (normalmente vem nas embalagens).
- Utilizar SEMPRE ferramentas com cabos isolantes, conforme NR (Norma regulamentadora).
- Se atentar quanto ao uso de objetos metálicos, pois pode atrair a tensão.
- Usar botas ou sapatos com solado de borracha.
- NUNCA trabalhar com as mãos, pés, ou qualquer outra parte do corpo molhados.


Instalações Elétricas de Média/ Alta tensão

A ABNT define como média/ Alta tensão, carga superior (>) a 1000V CA (Corrente alternada), e superior (>) a 1500V CC (Corrente contínua). Por se tratar de uma tensão alta, consequentemente se torna mais perigoso, portanto, é fundamental se atentar ao máximo com a segurança. A instalação elétrica deve estar disposta de maneira a excluir qualquer risco de incêndio de materiais inflamáveis devido a temperaturas elevadas ou arcos elétricos. Além disso, em serviço normal, as pessoas e os animais não devem correr riscos de queimaduras. A NBR 14039, também aprovado pela ABNT, nos detalha muito bem a respeito de todos os detalhes, não só sobre a segurança, como de todo o processo da instalação. Se for necessário, em caso de perigo, desenergizar um circuito, e deve ser instalado um dispositivo de desligamento de emergência, facilmente identificável e rapidamente manobrável.

Quem pode fazer?

O projeto, execução, verificação e manutenção das instalações só devem ser confiados a pessoas qualificadas a conceber e executar os trabalhos em perfeita sintonia com as normas, e nossa equipe é altamente experiente no ramo, todos com certificados das NR’s.

Faixa de Tensão Elétrica
A Wbecker é especialista em instalação elétrica, tanto em baixa, como média e alta tensão. Entre em contato conosco, faça já um orçamento, teremos prazer em ajuda-lo.