SPDA, também conhecido popularmente como “para-raios”, são fundamentais para proteger edifícios que alcançam grandes altitudes, e protegendo o local contra descargas atmosféricas, em outras palavras, raios e relâmpagos. Esse sistema de SPDA, é bastante eficiente, pois tem uma capacidade para levar toda a energia do raio diretamente ao solo, o tornando praticamente nulo.

Para que seja elaborado um laudo de sistema de aterramento, é necessário, não apenas um conhecimento teórico a respeito, mas também, um conhecimento prático da coisa.

A Wbecker Engenharia Elétrica está no mercado há mais de uma década realizando serviços de SPDA com excelência, pois mesclamos experiência com conhecimento técnico, que juntos, acabam em um grande resultado positivo.


É importante ressaltar que, o SPDA não é um “salva-vidas”, ele não pode impedir um raio de atingir uma pessoa, por exemplo, mas o SPDA reduz, e muito, os riscos disso acontecer.
SPDA É OBRIGATÓRIO?


Segundo a NR-10 (norma regulamentadora) e a NBR – 5419, todo local que tenha carga concentrada acima de 75KVA, é necessário ter o SPDA, o que já pega muita gente de surpresa, pois é comum acharem que somente prédios ou edifícios gigantescos são necessários os para-raios.


Por isso, não se descuide da segurança. Caso seu estabelecimento tenha uma demanda de carga acima do comum, converse com um de nossos profissionais, teremos prazer em atender e orientar referente ao SPDA.


Saiba mais sobre:

SPDA, Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas;

Laudo de Pára Ráios, conforme conformidade com a norma NBR 5419-15 da ABNT.