Como podemos proteger edifícios e as pessoas que neles circulam contra as descargas atmosféricas no Brasil, um dos países com maior incidência de raios em todo o planeta? A resposta está na elaboração de um projeto SPDA - Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, também conhecido como para-raios.
Jamais negligencie a NBR 5419, ou
Sem rodeios, o objetivo da Norma Brasileira 5419 é regular projetos de SPDA. Ela estabelece condições mínimas para o projeto, instalação e manutenção dos sistemas, com a finalidade de evitar grandes danos estruturais causados pela alta carga elétrica dos raios.
Cada requisito mínimo para desenvolvimento e execução de SPDA foi elaborado e documentado por engenheiros e pesquisadores que observaram as necessidades do mercado e estudaram as melhores práticas para prevenção de acidentes. A primeira edição da NBR 5419 foi publicada em 2005, sendo a versão mais recente anunciada em 2015. Ela foi dividida em quatro partes:
- Princípios gerais;
- Gerenciamento de riscos;
- Danos às estruturas e perigos à vida; e
- Sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura.
A NBR 5419 não visa burocratizar e encarecer um projeto elétrico, mas apresentar um conjunto de técnicas validadas por profissionais habilitados para garantir a segurança de tudo: pessoas, animais, patrimônio da empresa e até outras construções ou monumentos de grande valor histórico e cultural próximos à propriedade.
Do contrário, negligenciar as normas técnicas podem gerar sérios agravantes à segurança devido a incêndios, explosões, perda irreversível de bens e até a morte de indivíduos que moram ou trabalham nas dependências do local.
Criando projetos mais eficientes
A atualização de 2015 ampliou o olhar da engenharia elétrica nacional, permitindo o desenvolvimento de projetos completos e de alta eficiência.
Uma das principais mudanças é que passamos a observar tudo aquilo que está em torno da propriedade, considerando que o raio pode incidir sobre todo o território, e não apenas na propriedade ou edifício que buscamos proteger.
Outra mudança foi sobre a antiga análise de necessidade de proteção, agora chamada de Análise de Risco. Além de todos os protocolos que existiam na antiga NBR 5419:2005, novos fatores foram adicionados, e agora são observados com critérios mais rigorosos para medir a resistividade para aterramentos, instalar o sistema propriamente dito, além de mencionar possíveis medidas complementares para aumentar a proteção e evitar um comprometimento do projeto.
Conforme as normas são revisadas, novas estratégias e soluções mais modernas são integradas ao documento principal, aumentando a precisão de cálculos, melhorando resultados a médio e longo prazo, prolongando a conservação do sistema e mitigando os riscos existentes nesse tipo de projeto elétrico.
Conte com a experiência de quem acompanhou essa transformação
A WBecker Engenharia Elétrica é uma empresa com quase 20 anos de experiência, e acompanhamos cada uma das mudanças publicadas pela ABNT. O nível dos projetos elétricos elevou, assim como a longevidade das instalações elétricas e SPDA.
Nossa preocupação é entregar segurança e resultado, sem ignorar a nossa responsabilidade com a vida e proteção da sua empresa. Precisa de ajuda? Agende um encontro e converse com nosso time, e nós daremos todas as orientações que precisar.