Ao construir uma casa ou edifício, seja residencial, comercial ou industrial, cabe ao indivíduo buscar o auxílio de um engenheiro elétrico que possa gerar o laudo elétrico e avaliar os riscos, cuidados e procedimentos de segurança que devem ser considerados na instalação elétrica.

Em todo o processo, é importante considerar a Tensão Elétrica, que também será medida pelo engenheiro responsável. Será que ela possui alguma influência sobre a instalação elétrica? Confira a resposta dessa pergunta a seguir!


O que é a Tensão Elétrica?

De acordo com as definições da física, Tensão Elétrica é a grandeza que mede a diferença de potencial elétrico - também chamada de ‘ddp’ - entre dois pontos. A tensão elétrica é medida em volts e, por esse motivo, é popularmente conhecida como ‘voltagem’.

A  classificação de tensão elétrica é estabelecida pela NR10 e seu conhecimento é de extrema importância para profissionais da área de engenharia elétrica, bombeiros hidráulicos, saúde e segurança do Trabalho e áreas correlatas. A NR10 define a tensão elétrica em 3: extra-baixa, baixa e alta tensão.


Extra-Baixa Tensão: é considerado como extra-baixa tensão a energia inferior a 50 volts em corrente alternada; e 120 volts em corrente contínua.

Baixa Tensão: este nível abrange a tensão elétrica acima de 50 volts e abaixo de 1000 volts em corrente alternada; e 1500 volts em corrente contínua.

Alta Tensão: é considerada como alta tensão a corrente alternada acima de 1000 volts e acima de 1500 volts em corrente contínua.


Como a Tensão Elétrica influencia a instalação?

Sabendo que há diferentes níveis de tensão elétrica, é necessário avaliar os riscos que existem entre uma instalação elétrica e outra. Assim, podemos concluir que a voltagem é um fator de grande influência, não apenas na execução da instalação, mas em todos os procedimentos de segurança.

Além disso, ao lado das concessionárias de energia, como a Enel e a AES Eletropaulo (São Paulo), existem normas específicas para a instalação que variam de acordo com a voltagem. Portanto, procurar uma empresa especializada em engenharia elétrica é vital para a uma execução segura do projeto elétrico.


Você já conhece os diferentes tipos de Laudos Elétricos? Clique aqui para conhecer suas características e sua importância para a Instalação Elétrica!