Transformadores são equipamentos usados em subestações e concessionárias de energia elétrica. Operam em corrente alternada, ajustando a tensão e corrente elétrica (aumentando ou reduzindo o valor), possibilitando o uso de eletricidade pela unidade consumidora.

Os 3 tipos de Transformadores de Energia

Existem alguns modelos de transformadores no mercado, diferenciados principalmente pelo número de fios, bobinas e funções. Conheça a diferença entre cada modelo a seguir.

Transformador Monofásico

Em geral, transformadores são compostos por três partes principais: núcleo, bobina primária e bobina secundária. A bobina primária recebe a tensão elétrica, enquanto a segunda faz a transformação e torna a energia própria para uso.
O transformador monofásico possui apenas dois fios: um fio fase e outro neutro. Sua principal característica é aumentar ou diminuir a tensão, geralmente de 220V para 127V, vice-versa. Esse tipo é indicado para alimentação de circuitos de comando ou uso industrial.

Transformador Bifásico

Transformadores bifásicos tem estrutura semelhante ao monofásico, mas é composto por três bobinas conectadas a dois fios fases e um neutro.
Diferente do sistema monofásico, que só aumenta ou reduz a tensão, o transformador bifásico alterna entre duas tensões distintas. Ou seja, transforma em rede bivolt (127V e 220V).
São mais utilizados em ruas e zonas rurais. Consomem menos energia e a variação de potência é menor, comparado aos demais. Pode ser até 60% menor que o transformador monofásico, sendo um dos mais fáceis para fabricar e montar.

Transformador Trifásico

Já os transformadores trifásicos, também chamados de polifásicos, possuem entre três a seis fios fase e um neutro, dependendo da necessidade do equipamento e unidade consumidora.
Sua principal característica é transformar energia de alta tensão enviada pelas concessionárias em três níveis de tensão (220V, 380V, 440V) ou mais. Esse tipo de transformador costuma ser utilizado por indústrias.

Outras funções dos Transformadores de Energia

Antes de selecionar o tipo de transformador ideal para o projeto, tenha convicção do objetivo, que pode ser:

a) Transformar a corrente: o equipamento detecta ou mede a corrente elétrica, alterando o valor para transmitir ao instrumento de medição ou circuito eletrônico;
b) Transformar a potência: muda os valores da tensão que entra na bobina primária, reduzindo a capacidade da corrente primária;
c) Transformar a força: usado por concessionárias, subestações e usinas para gerar e distribuir energia ao consumidor;
d) Transformar (abaixar ou aumentar) a tensão: os valores podem alterar conforme número de espiras em cada bobina. Se a primeira bobina tiver mais espiras, a tensão será menor. Mas se a segunda bobina tiver mais espiras, a tensão aumenta.

Somente um profissional da engenharia elétrica está capacitado para desenvolver o projeto elétrico e selecionar o tipo de transformador compatível. Essa é a nossa especialidade.

Precisa de alguma orientação ou orçamento para projetos elétricos? A WBecker Engenharia Elétrica está pronta para ajudar. Clique aqui para mais informações.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!