A manutenção elétrica deve ser feita de acordo com a complexidade da instalação, ou seja, quanto mais delicada, maior deve ser a frequência vistoriada. Quanto mais simples, menor o tempo. 

     

E por essa falta de manutenção da parte elétrica, a Abracopel -  Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, apurou em relatório que com cerca de mais de 1500 casos de acidentes elétricos. Felizmente, esse número vem caindo ao decorrer dos anos. 

          

Mas como evitar acidentes elétricos? Continue lendo!

     

1 - Analise as extensões

Cuidado ao enrolar extensões, observe a descrição no cabo, pois ela informa a voltagem máxima e se o cabo pode ou não ficar enrolado. Veja também se os fios estão desencapados e corrija o problema se necessário.
     

2 - Verifique as tomadas

Se há problema em fios, conexões, tamanho das bitolas e outras falhas estruturais, sua tomada pode apresentar sinais, como zumbidos, fumaça, cheiro de queimado, faíscas e etc. 

     

3 - Evite eletrônicos durante as tempestades

A queda de raios pode danificar o circuito e causar danos na casa ou nos equipamentos. Evite seu uso durante tempestades. 

         

4 - Verifique seus aparelhos

Antes de conectar eletrônicos, verifique se há rachaduras, problemas nos cabos, exposição de peças e outros problemas que podem comprometer a performance do equipamento. 

    

5 - Atualize seus disjuntores

Dê preferência ao disjuntor DIN, que corta a energia automaticamente quando a rede parecer instável, evitando grandes problemas. 

      

6 - Faça manutenção elétrica

É importante ter uma rotina de manutenção elétrica com apoio de um especialista, pois ele pode identificar o problema antes que o pior aconteça. Além disso, você ainda pode ter acesso a sugestões que podem melhorar o desempenho da sua rede e até reduzir a conta de luz.

      

7 - E se acontecer um incêndio?

Nosso instinto é jogar água no foco de incêndio, mas nunca faça isso em equipamentos ou corrente elétrica. Tenha ao seu alcance um extintor de incêndio tipo C, com CO2 e desligue a chave geral - somente se estiver em local seguro. 

    
Saiba que você pode contar com a nossa equipe para evitar futuros acidentes elétricos. Contamos com um grupo de especialistas em engenharia elétrica. Acesse este link para conhecer nossos serviços e conversar com a nossa equipe.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!