É comum ver pessoas se aventurando em instalações elétricas sem conhecimento técnico suficiente, o que pode comprometer todo o projeto por ações imprudentes.

Por que devemos contratar um especialista para a realização de um projeto elétrico? Entenda os principais motivos a seguir.

 

Riscos à segurança

Ao escolher uma equipe de especialistas para realizar a obra elétrica de uma residência, comércio ou indústria, precisamos ter uma preocupação especial com a segurança. E não falamos somente do manuseio de instrumentos, que possuem um nível de periculosidade à parte, mas da própria segurança vital.

Ao executar um projeto de instalações elétricas, devemos utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC), que evitarão acidentes de trabalho, como choques de baixa ou alta voltagem, cortes, quedas, entre outros problemas.

Além disso, uma instalação mal sucedida pode levar a grandes acidentes, como sobrecargas de energia e curto-circuitos, causando grandes incêndios. Uma equipe especializada poderá executar o trabalho sem comprometer o local a longo prazo. 

 

Perdas materiais

Uma das grandes consequências de acidentes causados por curtos-circuitos e instalações elétricas mal executadas é a perda irreversível de patrimônios pessoais.

Dependendo da proporção da explosão ou intensidade das chamas, todo um estabelecimento pode ser comprometido, causando graves prejuízos financeiros, especialmente para as empresas. O mais indicado é que seja feita a manutenção preventiva, identificando possíveis problemas com equipamentos.

 

Quem participa da Instalação Elétrica?

Para que um projeto possa ser executado com excelência, é necessário ao menos sete profissionais, responsáveis pelas seguintes atividades: 

 

Supervisor de Obras: é responsável pela programação das atividades que cada trabalhador da obra, controlando a segurança, validando a qualidade, o uso de insumos, entre outras atividades.

Oficial Eletrotécnico: sua atividade principal é a criação de circuitos mecânicos e automáticos de energia, assim como a sua manutenção.

Oficial Eletricista: realiza a montagem ou a reforma de sistemas elétricos, painéis e demais comandos, auxiliando eletricistas de manutenção, com foco no funcionamento adequado dos equipamentos.

Oficial Bombeiro Hidráulico: o bombeiro hidráulico é quem realiza projetos de instalações de tubulações, definindo sua dimensão, quantificando e inspecionando materiais, preparando o local e instalando as tubulações.

Meio Oficial: faz a manutenção, limpeza e conservação de todo o local de trabalho, mantendo a organização, armazenagem de materiais e equipamentos arrumados.

Ajudante: é o responsável por auxiliar toda a obra, carregando e descarregando materiais, realizando pequenas manutenções, deixando o local de trabalho organizado.

Técnico em Segurança do Trabalho: responsável pela prevenção de acidentes de trabalho, orientação e inspeção das atividades, minimizando e eliminando os riscos.

 

A união de habilidades de cada profissional é o que resultará em um trabalho de excelência, com a qualidade, eficiência e segurança necessária.

 

A WBecker Elétrica possui um time treinado e capacitado para a realização de atividades de engenharia elétrica. São mais de 378 obras executadas em todo o país, visando máxima qualidade e eficiência dos resultados. Quer saber mais sobre esse serviço? Clique aqui para falar com a nossa equipe.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!