Para que um estabelecimento possa realizar suas atividades sem apresentar riscos ao público, as seguradoras e órgãos públicos, como o Ministério de Segurança do Trabalho, Emprego e o Corpo de Bombeiros, entre outros, exigem um documento que ateste a segurança local com a finalidade de prevenir acidentes de pequeno ou grande porte. Este documento é conhecido como Laudo Elétrico

É importante considerar que nem todo projeto possui as mesmas exigências. Por esse motivo, existem pelo menos 4 diferentes tipos de laudos elétricos.

A seguir, conheça os tipos de laudos elétricos e quais são as suas principais características!

 

LIE: Laudo de Instalações Elétricas

O Laudo de Instalações Elétricas avalia todo o estabelecimento, focando na situação estrutural e validação do cumprimento das NBRs, NRs e portarias, com a finalidade de evitar acidentes internos com energia de baixa tensão.

O Laudo de Instalação Elétrica baseia-se principalmente na NBR 5410, que diz respeito ao consumo de baixa tensão.

 

SPDA: Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas

Já o SPDA, que também é conhecido como “laudo de para-raios”, visa a proteção de edifícios públicos contra raios. Esse tipo de laudo é exigência obrigatória em locais de grande movimentação do público, como escolas, igrejas, aeroportos, hospitais, entre outros estabelecimentos.

Cabe ao laudo elétrico garantir que todas as exigências da NBR 5419 sejam cumpridas, protegendo os indivíduos e evitando grandes perdas materiais decorrentes de acidentes, incêndios e explosões.

 

LA: Laudo de Aterramento

Existe também o Laudo de Aterramento, cujo objetivo principal é validar se existem dispositivos indispensáveis para a proteção contra choques e incêndios, como um SPDA.

A Medição de Aterramento deve verificar a periculosidade que as correntes elétricas podem causar na superfície do solo. Esse tipo de laudo deve respeitar principalmente a norma NBR 15749 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

 

Prontuário NR10

Por último, temos o Prontuário NR10. Esse tipo de validação deve ser realizada pela empresa que presta os serviços de certificação e emissão de laudos elétricos. Recebe esse nome pois prioriza a NR-10, que diz respeito à segurança de todos os indivíduos envolvidos na avaliação, como engenheiros e técnicos que executam a manutenção, reparos, vistorias e a própria instalação da energia elétrica.

A NR-10 é exigida principalmente pelo Ministério do Trabalho e a adequação à norma é imprescindível para a execução das atividades de engenharia elétrica.

A WBecker preza pela qualificação de nossa equipe, assegurando o profissionalismo e comprometimento com nossos clientes. Faça o laudo elétrico completo e com a segurança que você precisa, é só clicar aqui para falar conosco!

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!