A escassez de água, a ação prejudicial ao meio ambiente e o aumento da conta de luz fizeram com que os humanos passassem a buscar fontes de energia alternativas, que pudessem trazer o máximo de economia usando o mínimo de recursos. É aí que passamos a apostar cada vez mais na energia solar.

Dizer que a Energia Solar é boa virou algo tão comum que tornou-se um argumento vago. Começamos a criar diversas suposições, mas o que será que é fato e o que é mito? É o que vamos responder neste artigo.

 

Instalar o Painel Solar sai caro

Mito! É verdade que o custo da instalação de painel solar fotovoltaico saiu muito caro no passado, e era um equipamento visto com raridade até 10 anos atrás.

No entanto, a partir de 2012, as empresas chinesas dispararam na produção de painéis solares, resultando em uma queda de 80% do valor comercial. Logo, você pode começar a economizar sem ter que iniciar com um investimento exorbitante.


O painel para de produzir energia no inverno

Mito, e talvez seja um dos maiores e mais conhecidos pelo público.

Tendemos a associar a produção de energia solar à necessidade de ter o tempo aberto e calor constantemente, mas não é bem assim que funcionam os painéis solares.

O que gera a energia solar é a incidência dos raios ultravioletas, e esse fator está sempre presente durante o dia, mesmo que o clima esteja nublado, chuvoso ou em temporadas mais frias do ano.

Uma curiosidade é que os painéis também foram projetados para máxima exposição à natureza, portanto, são resistentes o suficiente para suportar chuvas de granizo e quedas de galhos.


Energia Solar é investimento de longo prazo

Sim, é verdade. Uma das maiores vantagens da energia solar, além da economia, é o tamanho da vida útil do equipamento, que dura cerca de 25 anos.

Considere que o retorno sobre o investimento se dá a partir de três anos, então você terá pelo menos 22 anos de economia máxima, realizando apenas reparos de rotina.


A manutenção custa caro

Acredito que foi exatamente o que você pensou depois de ler o item anterior, mas isso é um mito.

Com o tempo, os painéis solares podem acumular sujeira em sua superfície, como poeira, excrementos de aves, folhas secas ou sombra de árvores. Todos esses fatores podem interferir no rendimento do seu painel solar, por isso você deve criar uma rotina de pequenos reparos, apenas para garantir a eficiência máxima do sistema.

Basta limpar com água e sabão neutro com cuidado para evitar acidentes, e podar árvores próximas ao ponto de instalação, evitando sombras.


Preciso de autorização para instalar o painel

Verdade. A instalação de painéis solares também requer a autorização da concessionária de energia local, e a solicitação deve ser realizada por um engenheiro e técnico responsável pelo projeto.

Lembrando que, como explicamos no nosso artigo sobre a energia solar residencial, o sistema pode ou não ser conectado à rede elétrica, por isso a importância de comunicar a concessionária com antecedência, aguardando a liberação para instalação.


Painéis solares podem danificar o telhado

Mito. O desgaste dos telhados se dá de forma natural, já que a sua exposição prolongada aos raios ultravioleta os tornam fracos e quebradiços. Porém, uma vez instalados os painéis solares, todo o raio UVA será absorvido pela placa, bloqueando a ação dos raios e protegendo o seu telhado.

Sua casa vive abafada demais? Outra grande vantagem por consequência dessa ação é que você pode notar uma queda de temperatura dentro de casa, já que o calor não está incidindo diretamente no telhado, e sim nos painéis.


Painéis não fazem barulho

É verdade! De modo geral, você nem vai notar a presença de painéis solares instalados na sua casa, senão pelo valor baixíssimo da sua conta de luz.

Além de ser discreto, eles não produzem som, eliminando também a poluição sonora tão presente em áreas metropolitanas.


Conclusão

A instalação de painéis solares garante muitas vantagens para as famílias brasileiras, principalmente quando consideramos a possibilidade de economizar até 95% do valor da conta de luz com uma energia limpa e renovável.

 

Não sabe se esse é o tipo de projeto certo para você? Então, faça um orçamento gratuito para o seu projeto de instalação de painéis fotovoltaicos com os Engenheiros Eletricistas da Wbecker Elétrica. Conte com a gente!

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!