O valor da conta de luz está tão alto que chega a beirar o absurdo. Além da energia gerada pelas hidrelétricas não ser uma das alternativas mais sustentáveis que existem, estamos utilizando um recurso limitado e cada vez mais escasso - a água.

Atualmente, estamos vivenciando uma crise hídrica, talvez uma das mais graves que o homem já presenciou em toda a sua história. Logo, usar a energia elétrica não só tornou-se uma prática prejudicial para o meio ambiente, como também provou ser financeiramente insustentável.

Partindo desse ponto, é justo buscar fontes alternativas de energia, capazes de tornar o consumo de energia mais viável para o planeta e para o nosso bolso. A energia solar atende ambos os pontos com excelência, e é sobre isso que vamos falar neste artigo.


Como funciona a Energia Solar?

A energia solar é consequência direta do que chamamos de efeito fotovoltaico, um fenômeno químico onde vemos a produção de energia a partir do contato das partículas de luz solar (fótons) com átomos de silício, presentes em painéis solares. Essa reação causa um deslocamento dos elétrons, gerando uma corrente de energia que chamamos de energia solar fotovoltaica.

Embora muitas pessoas acreditem que toda energia solar funciona da mesma forma, existem três tipos de funcionamento dos sistemas de energia solar.


Sistema On-Grid (conectado à rede)

Dentre os três, esse é o projeto com menor custo devido a menor complexidade. Nele são instalados os painéis solares em uma área com projeção direta da luz solar durante a maior parte do dia - geralmente em telhados -, que geram o efeito fotovoltaico. Cada painel é conectado entre si, e por último, são conectados ao Inversor Solar.

O papel do Inversor Solar é converter a energia dos painéis de Corrente Contínua (CC) para Corrente Alternada (CA), transformando a corrente em energia, que é distribuída para a unidade por meio do Quadro Geral de Distribuição Elétrica.

Na Energia Solar On-Grid, você utiliza a energia gerada pelo Sol durante o dia, reduzindo a necessidade de energia proveniente das concessionárias e lançando créditos de energia na rede (1 crédito a cada kWh para ser consumido em até 60 meses). Já nos períodos em que não há incidência solar, você compensa o custo com os créditos adquiridos durante o dia. O resultado é uma economia incrível a curto prazo.


Sistema Off-Grid (autônomo)

Já o Sistema de Energia Solar Off-Grid, tem funcionamento semelhante ao On-Grid em um primeiro momento, já que também depende dos painéis solares de silício para gerar a energia. Contudo, esse sistema não conta com uma dependência de conexão com a rede elétrica.

Além dos painéis solares, o sistema também conta com uma bateria de abastecimento e armazenamento de energia solar, permitindo que o sistema seja usado mesmo em horários em que há pouca ou nenhuma incidência solar, como durante a noite ou em dias nublados.

Esse sistema é muito indicado em áreas mais remotas, como zonas rurais, garantindo maior produtividade por meio da geração de energia 100% independente.


Sistema de Energia Solar Híbrido

O Sistema de Energia Solar Híbrido é a união entre os dois tipos de sistemas. Ou seja, além de contar com um sistema conectado à rede elétrica, também é possível aproveitar a energia armazenada nas baterias, que podem intercalar de acordo com a prioridade do imóvel.

A grande vantagem é que, em caso de quedas de energia, o sistema pode aproveitar da carga energética de baterias até que a energia da rede elétrica fique estável novamente, mantendo o bom funcionamento do imóvel.


Usando a Energia Solar com segurança

Se você gostou de saber mais sobre a Energia Solar e já pensa em investir nesse tipo de produto, é importante selecionar bem a empresa que vai instalar o conjunto de painéis em sua casa. É importante seguir à risca as normas da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Dessa forma, você utilizará energia limpa com segurança, aproveitando seu sistema de energia solar ao máximo.

Também é importante realizar a manutenção regular do equipamento. O excesso de poluição nos painéis pode reduzir sua capacidade de absorção de luz solar, tornando o sistema menos funcional. Mas não se preocupe, a manutenção é simples: o indicado é a lavagem com produtos neutros, a cada 6 meses. Locais com muita poluição, como grandes centros urbanos, podem exigir uma antecipação do processo, com limpeza a cada 4 meses.


Solicite um orçamento grátis!

A Wbecker Elétrica já desenvolve projetos de Engenharia Elétrica, criando sistemas de SPDA, instalação elétrica, centros de medição, cabines primárias, entre outros serviços. Nós também acreditamos no poder da Energia Solar Fotovoltaica como futuro da energia no Brasil.

Quer começar a economizar até 95% da conta de luz da sua residência, comércio ou indústria? Solicite um orçamento gratuito para nossa equipe, será um prazer te auxiliar com maiores informações sobre a instalação e tempo de retorno sobre o investimento.