Você já refletiu sobre a importância das NBRs para a Engenharia em geral?

As Normas Técnicas Brasileiras, ou simplesmente “NBRs”, são parâmetros desenvolvidos por especialistas e divulgados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão que fornece a base necessária para o avanço tecnológico nacional.

No caso da engenharia, o propósito das normas é definir regras para o desenvolvimento de projetos eficientes e seguros, reduzindo o número de acidentes envolvendo animais, civis e profissionais.

A NBR 5410 e suas atualizações

A primeira versão da NBR 5410, que rege as instalações elétricas de baixa tensão, nasceu em 1941. Os textos eram baseados no Código de Instalações Elétricas da Inspetoria Geral de Iluminação, publicado em 1914.

No início, o conteúdo era raso, resumido em menos de 20 páginas. Hoje, são mais de 200 páginas com informações detalhadas sobre o dimensionamento e instalação de equipamentos, atualizadas conforme surgem novos conceitos e necessidades no setor.

São mais de 60 comitês responsáveis por criar e revisar uma norma técnica antes de direcionar o regulamento para a sociedade. As revisões ocorreram em 1960, 1980, 1990, 1997 e 2004. A última atualização não teve grandes alterações, senão o refinamento de explicações, atualizada após 16 anos, em 2020.

Quais foram as principais mudanças?

É notável que há uma grande preocupação com a qualidade dos projetos elétricos e a redução do índice de acidentes elétricos, e esse foi o foco das duas principais mudanças da NBR 5410:2020.

Tabela de Corrente de Cabos

A inclusão da tabela de corrente de cabos foi uma das principais mudanças do novo regulamento. Seu objetivo é listar cabos utilizáveis em instalações elétricas para os profissionais responsáveis pela instalação, permitindo a escolha mais adequada para cada circunstância e o dimensionamento adequado das instalações elétricas.

Tabela 36

"Outra atualização foi a inclusão da tabela 36, que define as distâncias mínimas entre as instalações elétricas e outros elementos, como condutores e tomadas nas paredes, dimensionando o projeto adequadamente e prevenindo acidentes causados por contato entre áreas energizadas.

Cuidado ao aplicar a NBR 5410!

As normas técnicas fornecem todo o conhecimento teórico necessário para executar os projetos de instalação elétrica em baixa tensão, indicado para projetos residenciais, comerciais e pequenas indústrias. No entanto, ela não apresenta orientações específicas para projetos de alta tensão, cujas diretrizes são mencionadas na NBR 14039, nem para instalações elétricas em atmosferas explosivas, mencionadas na NBR IEC 60079-14.

Outro ponto importante é que somente profissionais certificados pelo CREA regional estão capacitados e tem o conhecimento prático para realizar o serviço, garantindo a segurança desejadas pelas normas técnicas.

A realização do projeto por amadores incapacitados para a função pode causar danos severos ao edifício ou pessoas que frequentam o local. Somente o Engenheiro Eletricista pode avaliar as carências do projeto e indicar as soluções compatíveis.

Conte com os especialistas da WBecker Engenharia Elétrica, certificados pelo CREA-SP, para orientar a sua instalação elétrica de baixa tensão. Clique e fale conosco.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!