O que seriam das grandes empresas hoje sem a eletricidade? Dependemos dela para todos os fins, desde a luz elétrica e conexão de wifi, até assegurar o bom funcionamento de equipamentos de segurança, computadores, máquinas e muito mais. Para isso, é importante entender e instalar tomadas e interruptores adequadamente, sem negligenciar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A ABNT é responsável por orientar todas as regras para o desenvolvimento, execução e manutenção de projetos de instalações elétricas, sendo a principal a NBR 5410. Seu objetivo é garantir a qualidade de projetos de engenharia civil, elétrica, segurança do trabalho e muito mais.

 

Altura ideal de tomadas e interruptores

Ao elaborar o projeto de instalação elétrica, precisamos planejar com cautela. Cada detalhe pode influenciar muito na segurança local, por isso as tomadas e interruptores devem ser instalados em pontos estratégicos.

Segundo a NBR 5410, existem três padrões de altura para instalação das tomadas e interruptores:

1 - Baixas: devem ser instaladas a 30cm do chão;

2 - Médias: instalação pode variar entre 1,20m e 1,30m a partir do chão;

3 - Altas: instalação pode variar entre 2m e 2,5m a partir do chão.

O ideal é que o padrão seja seguido por todo o local, mantendo uma harmonização em todo o ambiente.

 

Existe quantidade ideal por ambiente?

Tudo dependerá da demanda de equipamentos e dispositivos que serão utilizados no local. Uma sala de reuniões, por exemplo, pode ter uma demanda menor por tomadas e interruptores quando comparado ao andar principal do escritório. Logo, o ideal é que os equipamentos e quantidade de usuários também sejam incluídos no projeto, evitando problemas como sobrecarga de energia, curto-circuito e acidentes elétricos.

A instalação também deve ser distribuída estrategicamente. A ABNT determina a distância mínima de 3,5m entre uma tomada e outra.

 

Projeto elétrico combina com segurança.

Tem horas que o barato pode custar muito caro, e esse não é um desafio que você vai querer enfrentar em seu projeto elétrico.

A Wbecker Elétrica tem mais de 10 anos de experiência na prestação de serviços de engenharia elétrica, além de contar com um time de especialistas treinados para atender cada demanda de forma mais flexível, ágil, efetiva e eficaz, evitando custos desnecessários e entregando o máximo de resultado.

 

Clique aqui e fale com nossa equipe, e crie um projeto visando as necessidades de produção da sua empresa.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!