Você já ouviu falar na Medição de Resistência de Aterramentos? Essa prática é muito conhecida por engenheiros elétricos, bombeiros, técnicos de segurança e áreas correlatas, pois é uma das várias medidas de segurança que protegem edifícios, residências e indústrias.

Para entender melhor a função e como fazer a medição de aterramentos corretamente, continue a leitura desse artigo!

 

Qual a função da Medição de Aterramentos?

A medição de aterramentos visa a proteção de pessoas, animais e estabelecimento contra a alta tensão gerada por descargas elétricas atmosféricas (raios), que podem causar danos irreversíveis. É por meio da medição que verificamos a capacidade de resistência do solo contra essas descargas elétricas.

Os resultados levantados pela medição da resistência de aterramento terão grande importância na criação de um projeto de SPDA ou na criação de uma subestação de energia elétrica.

 

Como é feita a Medição de Resistência de Aterramento?

Durante o processo de medição de aterramento, verificamos uma conexão entre o solo (condutor da energia) e um ponto de circuito elétrico (transmissor da energia). Essa conexão é mediada pelo terrômetro. Após injetar a energia , utilizamos um multímetro digital para leitura do valor, mensurando a resistência do solo às descargas elétricas e sua variação de acordo com a profundidade.

Outra questão a se considerar é que os resultados podem ter grandes variações, por razões climáticas, elementos químicos e umidade. Uma das etapas importantes do processo de medição está em criar uma boa conexão entre emissor e condutor da energia, mantendo uma tensão constante para obter resultados mais assertivos. 

 

NBR 15749 e NR10

Para executar um trabalho seguro e eficiente, os engenheiros elétricos guiam-se pela NBR 15749 e pela NR10, reguladas pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A NBR 15749 explica sobre os métodos corretos para realizar a medição de resistência de aterramento, mais especificamente sobre como injetar a energia elétrica no terrômetro - instrumento de medição.

Quanto a NR10, mais conhecida pelos profissionais, explica sobre as condições básicas para realizar serviços de eletricidade com máxima segurança, uso de equipamentos, materiais e acessórios que possam prevenir acidentes.


Para realizar um procedimento seguro e eficaz, procure pelo auxílio de um profissional especializado em engenharia elétrica, como a equipe da WBecker. Somos especialistas na criação de projetos, laudos e instalações elétricas, SPDA e muito mais. Clique para conhecer mais sobre a Medição de Aterramentos.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!