As indústrias estão investindo fortunas em energia elétrica e, como bem sabemos, seu uso é indispensável para manter toda a produção em pleno funcionamento. O problema é que o valor só tem aumentado durante a última década por conta dos frequentes ajustes da ANEEL.

São essas razões que tornam a energia solar fotovoltaica uma opção relevante para as indústrias, afinal, é uma possibilidade de conseguir energia de forma sustentável e mais econômica, qualidades que vamos explorar a fundo ao longo deste artigo.

Continue a leitura para entender mais sobre as vantagens de investir em energia solar para indústrias e como você também pode gerar a sua própria energia.

 

Benefícios da Energia Solar para Indústrias

As empresas que utilizam a energia solar não só trazem benefícios para si, como também ajudam o meio ambiente e, consequentemente, o planeta. Confira alguns dos benefícios a seguir.

 

Retorno rápido sobre o investimento

Esse talvez seja, de longe, o maior e melhor benefício que todos podem ter a partir do uso de energia solar. Qualquer pessoa, seja física ou jurídica, pode garantir uma grande economia com a instalação de painéis solares.

Embora pareça um investimento alto no começo, ao analisar o custo x benefício a médio e longo prazo, podemos perceber a redução de até 95% no valor da conta de luz, pagando apenas uma taxa mínima às concessionárias.

O retorno sobre o investimento se dá entre 3 e 5 anos, e você pode desfrutar da economia dos seus equipamentos por mais de 25 anos.

 

Incentivos fiscais

Uma grande vantagem para indústrias e fábricas são os incentivos fiscais do governo, que integra o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD).

O projeto foi criado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), publicado em 15 de dezembro de 2015, e tem como objetivo estimular o uso de energias renováveis por indústrias, comércios, hospitais, universidades e residências. Uma das vantagens para as empresas é a isenção do ICMS sobre a energia, além de isenção de PIS/Pasep e Cofins. Você pode entender mais sobre o programa neste artigo oficial da Agência Brasil.

 

Vantagens competitivas

Quando a empresa deixa de investir grandes valores em energia elétrica, pode aproveitar melhor os seus recursos e investir em sua produção, seja com maquinários, novos projetos ou incentivos para a sua operação.

O reflexo positivo também se dá nos produtos comercializados, que podem apresentar valores mais competitivos, se destacando da concorrência.

 

Pouca manutenção dos equipamentos

Outra grande vantagem é que você não precisa se preocupar em realizar grandes reparos e manutenção complexa dos equipamentos.

Os painéis são feitos a partir de uma estrutura e material resistentes, logo, não serão danificados facilmente. Também não é necessário grande preocupação com a manutenção preventiva, pois é simples, baseada apenas em uma boa limpeza dos painéis para que não acumulem sujeira, reduzindo sua capacidade máxima de gerar energia.

 

Ajuda o meio ambiente

A energia solar é considerada uma fonte de energia 100% sustentável, já que utiliza como fonte a energia do próprio sol, sem necessidade de explorar outros recursos naturais, como a água, carvão, petróleo, entre outros.

Outro benefício é que essa energia alternativa não emite nenhum tipo de gás poluente, o que também colabora incisivamente com a baixa dos índices de CO2 na atmosfera, melhorando a qualidade do ar que nós respiramos e evitando o desequilíbrio ambiental causado pelo efeito estufa.

E toda essa boa ação e cuidados com o meio ambiente só tendem a valorizar a sua marca entre os consumidores, aumentando a retenção de clientes.

 

Comece a gerar sua própria energia!

Como você pode ver, existem muitas vantagens em escolher a energia solar, e sua indústria só tem a ganhar de diferentes formas.

Comece a gerar a sua própria energia com a instalação de painéis solares fotovoltaicos. A Wbecker Engenharia Elétrica tem as soluções certas para a sua empresa.

 

Que tal solicitar uma simulação gratuita dos valores da conta de luz após a instalação dos painéis solares? Saiba mais sobre nossos serviços aqui e solicite um orçamento gratuito para a nossa equipe.

 

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!