De acordo com o Anuário Estatístico de Energia Elétrica (ano-base 2021), da Abracopel, foram registrados 1.585 acidentes de origem elétrica e 674 óbitos no último ano. Comparado a 2020, houveram 1.502 acidentes, mas 764 casos foram fatais, o que nos alerta para um quadro grave de segurança das instalações elétricas em nosso país.

Como profissional da Engenharia Elétrica, é lamentável saber que muitos destes problemas poderiam ser evitados com a simples prática de manutenção de rotina das instalações elétricas, que tem sido muito negligenciada por civis e empresas que assumem o risco com foco na economia de recursos financeiros.

Para eliminar possíveis dúvidas sobre esse tema, precisamos discutir o básico: como a manutenção preventiva pode ajudar? Continue a leitura para entender mais sobre esse tema.

Função da Manutenção Elétrica Preventiva

O papel da Manutenção Elétrica Preventiva é atestar se a instalação elétrica está qualificada para uso, eliminando o risco de acidentes comuns, como curtos-circuitos, incêndios e sobrecarga de energia.

Faz parte da manutenção elétrica a verificação dos equipamentos que recebem a energia das concessionárias e seus componentes, como quadro geral de distribuição de energia, fiação, tomadas e interruptores.

É indicada a revisão dos sistemas elétricos pelo menos uma vez por semestre, principalmente para empresas que possuem alta demanda de produção e consumo energético.

Prevenir ou remediar?

Esse processo traz muitos benefícios para os empresários, principalmente pela possibilidade de economizar mais, seja pelo aumento da eficiência energética e redução da conta de luz com a resolução da fuga de energia, seja pela vantagem de não precisar investir em equipamentos e mais mão de obra, afinal, existe um nível baixo de complexidade da manutenção.

Quanto mais tempo sem fazer a manutenção, maior é o risco de precisar investir em Manutenção Elétrica Corretiva - aquela que é feita quando o problema já aconteceu -, travando a sua produção. Por ser um elemento surpresa, dependendo da gravidade da situação, você pode perder tempo até encontrar uma alternativa viável para seguir as atividades.

Conte com um profissional habilitado.

Nós entendemos o quanto a segurança é importante no dia a dia, e não dá para deixá-la em segundo plano. Mais do que fazer a manutenção elétrica preventiva, é importante contar com a ajuda de um profissional habilitado, uma equipe de Engenheiros e Técnicos Eletricistas.

A Wbecker Engenharia Elétrica conta com um time de profissionais habilitados e credenciados pelo Ministério do Trabalho, prontos para ajudar com projetos, laudos, instalação e manutenção de instalações elétricas.

Ficou curioso e quer saber mais sobre este serviço? Você pode solicitar um orçamento clicando aqui.


 

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!