Quem deseja ter um projeto elétrico bem sucedido, precisa pensar em tudo nos mínimos detalhes. A instalação vai muito além de passar cabos pelas paredes e conectar equipamentos às tomadas. Precisamos nos atentar ao que diz as Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que, dentre os vários tipos de projetos, também abrange esse e outros procedimentos da Engenharia Elétrica.

As NBRs (Normas Brasileiras da ABNT) têm como objetivo básico garantir a segurança do projeto, de forma que atenda a necessidade sem gerar mais riscos para a vida humana, e ela também aborda a Medição de Aterramentos (NBR 15749).

Mas por qual motivo a medição de aterramentos é tão importante para as instalações elétricas? Vamos compartilhar algumas informações importantes a seguir, então continue a sua leitura.


O que é e como é feita a Medição de Aterramento?

O objetivo da medição de aterramento é verificar a capacidade de resistência do solo contra as descargas elétricas atmosféricas (raios).

Quando um raio atinge o solo, ele energiza uma vasta área desse território. Estamos falando de um impacto de aproximadamente 5 bilhões de joules - o equivalente a energia de 145 litros de gasolina - em apenas um raio!

Obviamente, tamanha energia pode causar sérios danos a tudo o que existe na região, incluindo homens, animais e patrimônio físico de famílias e empresas. Daí a necessidade de investir em um sistema de segurança, como um Projeto de SPDA, que pode ser gerado a partir dos resultados da própria medição.

Os testes são feitos a partir da conexão de um terrômetro entre o solo (condutor da energia) e um ponto de circuito elétrico (transmissor de energia). Para ler o valor e mensurar a resistência, usamos o multímetro digital, que avalia a resistência do solo e suas variações de acordo com a  profundidade. Você pode saber mais detalhes sobre esse processo neste artigo.


Qual a importância da Medição de Aterramento na Instalação Elétrica?

Analisar a capacidade de resistência do solo permite que você analise os riscos e tome medidas preventivas de proteção que tornarão sua instalação elétrica muito mais segura e adequada para atender às demandas. Essas medidas englobam tanto a criação dos projetos de proteção, como o sistema de para-raios, como planejamento adequado de possíveis subestações de energia locais.

Quando você toma iniciativas preventivas, você evita:


    - Danos graves e até irreversíveis contra a vida de pessoas e animais indefesos;

    - Perda de produtos e bens materiais de grande valor para famílias e empresas;

        - Prejuízo aos equipamentos importantes, como maquinário e eletrodomésticos.


    É importante ressaltar que alguns órgãos, como o Corpo de Bombeiros e Ministério do Trabalho, podem exigir o Laudo de Aterramento, além de estar sujeito a ter a cobertura de seguradoras negada pela ausência de regularidade da segurança local.


    Quem pode fazer a Medição de Aterramento?

    Embora a medição possa ser realizada por qualquer um que tenha conhecimento sobre o assunto, somente um Engenheiro Eletricista ou profissionais com tal habilitação estão aptos para assinar o laudo de aterramento e realizar o procedimento de forma íntegra.

    O documento precisa ter credibilidade perante os órgãos fiscais, afinal, estamos falando de uma situação que pode colocar em risco a vida de civis e animais indefesos. Portanto, o projeto precisa ser muito bem feito e planejado por um profissional da área.

    Cabe ao profissional, também, garantir que serão tomadas as medidas de precaução durante toda a medição de aterramento, como utilizar equipamentos de proteção individual adequada, como calçados e luvas protetoras; evitar fazer os procedimentos em dias com maior risco de descargas atmosféricas; utilizar equipamentos adequados, conforme menciona a NBR 15749; e manter afastados os grupos de risco.


    Se você planeja iniciar a instalação elétrica da sua casa ou empresa, esse é o momento de consultar um engenheiro eletricista da Wbecker Engenharia Elétrica. Fornecemos a mão de obra necessária para realizar a Medição de Aterramento de forma correta, e entregamos o relatório completo, assinado por um profissional qualificado. Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui.