A Instalação Elétrica Predial possui características complexas, muito diferentes do que estamos acostumados a ver em uma instalação residencial ou comercial. O projeto requer uma atenção especial, pois cada detalhe pode interferir intensamente na estrutura do edifício, colocando em xeque a segurança de trabalhadores, visitantes e moradores do local.

Ao longo deste artigo, você vai entender melhor sobre a elaboração do projeto elétrico predial, o que devemos considerar na hora de fazer a instalação elétrica, e saber um pouco mais sobre a importância da manutenção nesse tipo de edificação.

Entendendo o Projeto Elétrico Predial

O Projeto Elétrico é a base de todo o processo. Ele serve como o guia da instalação, o documento que orienta os engenheiros e técnicos eletricistas com informações sobre o trajeto dos condutores, detalhes sobre a divisão de circuitos, a carga e tensão elétrica, entre outros detalhes importantes que ajudarão a fazer uma instalação segura.

Cabe ao projetista detalhar também os materiais que serão utilizados na obra. Aderir aos equipamentos e materiais de baixa qualidade pode comprometer a instalação com o passar do tempo, por isso é responsabilidade do projetista informar quais os materiais próprios para garantir o funcionamento regular e eliminar possíveis irregularidades. Outra grande vantagem é que o projetista sabe exatamente a quantidade de materiais necessária para fazer a obra sem desperdício, reduzindo custos e garantindo uma boa execução.


Sobre a Instalação Elétrica Predial

A Instalação Elétrica Predial é a etapa de execução, o momento de dar vida ao seu projeto. E para esta etapa, precisamos do apoio de profissionais com capacitação técnica para realizar a instalação dentro das normas da ABNT, um fator essencial para o sucesso do seu projeto.

Confira alguns dos pontos que precisam ser considerados na Instalação Elétrica Predial e que farão toda a diferença no resultado final.

Qualidade dos materiais elétricos

Se você deseja um projeto seguro, é importante seguir à risca a lista de materiais elétricos mencionados pelo projetista, visando sempre a qualidade a longo prazo.

Usar materiais alternativos podem gerar problemas que podem comprometer ou atrasar a instalação, como retrabalho, aumento das despesas e mal acabamento. Tudo isso pode resultar em uma má execução, gerando problemas para a empresa responsável pela instalação e para o próprio edifício.

Alguns dos materiais mais usados nesse tipo de projeto são fios, cabos, tomadas e interruptores, equipamentos de iluminação, caixas e quadros de energia, equipamentos de segurança individual e coletiva, ferramentas, entre outros.


Cuidado com as áreas comuns

As áreas comuns costumam ser revisadas com maior intervalo de tempo por não ser necessário tantas alterações, mas também precisam de uma atenção especial para manter a segurança e o equilíbrio estético.

Alguns espaços que precisam dessa atenção especial são:

1 - Escadas e saídas de emergência;

2 - Garagem;

3 - Elevadores;

4 - Áreas internas (hall, academia, salão de festas, etc.);

5 - Áreas externas (piscinas, pátios, área de lazer, entre outros).


No geral, esses espaços dependem de decoração e iluminação confortável, que não geram cansaço visual e garanta uma boa visualização em qualquer período ou circunstância.

Manutenção de Instalação Elétrica Predial

Assim como o processo de projeção e instalação elétrica, a Manutenção Elétrica Predial também precisa ser realizada corretamente, principalmente durante reformas no imóvel.

O objetivo da manutenção, como você pode deduzir, é garantir que aquele projeto criado no início continue eficiente, independente do passar dos anos. A manutenção também pode melhorar o aproveitamento dessa energia, identificando falhas, possíveis escapes de energia e pontos que necessitam de reparos para evitar o comprometimento do local.

Precisamos considerar que os acidentes ocasionados dentro de edifícios podem tomar proporções avassaladoras. Uma pequena faísca causada por curto-circuito pode avariar a estrutura de outros escritórios ou residências, por isso é importante que a manutenção seja contínua, garantindo a segurança de todos.


Conte com um profissional.

Jamais inicie uma instalação ou manutenção elétrica em prédios sem a orientação de um profissional ou empresa autorizada, certificada pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Astronomia).

Contamos com um time de Eletricistas especializados em Instalação Elétrica Predial, preparados para tirar qualquer dúvida sobre o tema. Fale conosco clicando aqui e solicite um orçamento para o seu projeto, será um prazer ajudar você.