Se você acompanha o blog da Wbecker Elétrica, certamente já ficou sabendo como a Energia Solar pode ajudar a sua empresa a poupar muito dinheiro da conta de luz e ainda combater a emissão de poluentes em nosso querido planeta.

Essa é a fonte de energia mais econômica do Brasil, já que usa uma fonte limpa, renovável e altamente sustentável. Além disso, não podemos desconsiderar os incentivos fiscais para usuários de energia solar, como redução de IPTU (leis municipais), isenção de ICMS e do PIS/COFINS que se aplicam desde 2015.

Mas ainda existe uma dúvida comum sobre o aproveitamento da Energia Solar. Será que a energia é suficiente para suprir a necessidade dos equipamentos que usamos diariamente? O fato é que os Engenheiros Eletricistas modernos acertaram em cheio nos painéis solares, e sua potência pode surpreender.

 

Como a Energia Solar é gerada?

A energia solar é fruto do chamado efeito fotovoltaico, um fenômeno químico descoberto em 1954, pelo cientista Russel Shoemaker Ohi, durante um evento na National Academy of Sciences. Os painéis surgiram quatro anos mais tarde, em 1958.

Basicamente, as partículas de luz solar (fótons) entram em contato e reagem com o átomos de silício dos painéis solares, causando um deslocamento de elétrons. Essa movimentação gera uma corrente de energia que chamamos de Energia Solar Fotovoltaica.

Só que esse processo por si não faz muita magia. Só conseguimos tirar verdadeiro proveito da energia solar ao conectar o Inversor Solar, responsável por converter a energia dos painéis de Corrente Contínua (CC) para Corrente Alternada (CA), distribuindo para o Quadro Geral de Distribuição Elétrica, tornando possível o uso em equipamentos eletrônicos.

Você pode entender os tipos de sistemas geradores de energia solar no artigo “Como funciona a Energia Solar para casas?”.

 

10 equipamentos que podem funcionar com Energia Solar

Uma placa solar gera, em média, de 24 a 40 kWh ao mês (800 a 1300 Wh por dia); ou 100W (0,1kW) a 165W (0,16kW) por mês com consumo de 8 horas diárias. Claro que existem alguns fatores que podem influenciar sua produção de energia, como potência do painel, local da instalação, inclinação, etc. Essas são dúvidas que um engenheiro eletricista habilitado pode ajudar a entender para melhorar o aproveitamento dos painéis.

Agora que você sabe como a Energia Solar funciona, que tal ver como ela pode te ajudar? Aqui tem uma lista de 10 eletrodomésticos que podem ser ligados com os painéis com sua média de consumo mensal:


- Geladeira (40 a 57 kWh);

- Televisão (6,3 a 30,45 kWh);

- Cafeteira elétrica (6,56 kWh);

- Roteador (1,44 kWh);

- Ventilador de teto/mesa (17,5 kWh);

- Microondas (13,98 kWh);

- Lâmpadas (6 a 4 kWh);

- Máquina de lavar (1,76 kWh);

- Notebook (4,8 kWh);

- Computadores (15,12 kWh).

 

Todos os dados foram extraídos do site da Procel, e você pode conferir o consumo de outros equipamentos clicando aqui.


É possível direcionar a Energia Solar para um equipamento?

Sim, é possível usar a Energia Solar para abastecer apenas equipamentos com maior consumo de energia na unidade, como ar-condicionado (128,8 a 679,2 kWh por mês), chuveiro elétrico (72 a 88 kWh por mês) ou até em aquecedor de piscina (135 kWh por mês).

No entanto, essa nem sempre é uma vantagem para as empresas. Para realizar esse processo, a energia solar utilizada precisa ser Off Grid (não conectado à rede elétrica) ou Híbrida (On e Off Grid), que é a alternativa mais indicada para grandes empresas que querem se beneficiar e se proteger contra possíveis quedas de energia por precisar manter sistemas de segurança, provedores de internet, controle de acesso e outros equipamentos ativos 24 horas.

 

Soluções em Energia Solar é com a Wbecker Elétrica!

Nossa equipe tem décadas de experiência no setor da Engenharia Elétrica, e agora entramos oficialmente no mercado de Energia Solar. Foram anos de estudo para poder prestar os melhores serviços à você, consumidor, e estamos prontos para encontrar as soluções mais viáveis para o seu negócio.

 

Sabemos que essa pode ser uma novidade para você, então não hesite em tirar suas dúvidas sobre o produto com um dos nossos atendentes. É só clicar aqui para solicitar um orçamento e fazer suas perguntas para um especialista.

 

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!