As Cabines Primárias são equipamentos da engenharia elétrica muito requisitados pelas indústrias, comércios de grande porte e prédios (residenciais e comerciais).

Ela está diretamente conectada à rede primária de energia, aquela energia de alta tensão - superiores a 1kV - enviada pelas concessionárias, mas que precisam ser transformadas em energia de baixa tensão, própria para uso de aparelhos domésticos nas unidades consumidoras.

Quais riscos as Cabines Primárias podem oferecer?

Essa pergunta é fácil de responder e compreender. Como mencionei antes, as Cabines Primárias, também conhecidas como Subestação de Média Tensão, recepcionam a eletricidade, enviada pelas distribuidoras de energia.

Só que essa carga é extremamente alta, logo, tem grande potencial para gerar acidentes graves. Qualquer falha no isolamento da energia pode motivar explosões, incêndios, acidentes elétricos e, por consequência, ser uma ameaça fatal.

Por segurança, a Norma Brasileira 14039, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina a obrigatoriedade de realizar a manutenção das cabines primárias anualmente.

Quais componentes das Cabines Primárias precisam de maior atenção na manutenção?

Durante a manutenção das cabines primárias, a nossa equipe busca analisar cada componente do equipamento, mas alguns itens precisam de maior atenção, como:

  1. Sistema de aterramento, por ser um dos componentes que contribuem para a segurança de todo o projeto, direcionando a tensão elétrica para a terra e reduzindo seu potencial causador de acidentes;

  2. Cabos de energia, que precisam estar muito bem isolados para não haver escape da energia, algo que também pode colaborar com o maior aproveitamento e economia de eletricidade;

  3. Transformador de energia e chaves seccionadoras, responsáveis por converter a energia de alta tensão em baixa tensão e permitir seu manuseio, tornando própria para uso de equipamentos domésticos;

  4. Disjuntores, que garantem a proteção de todo o sistema elétrico contra sobrecarga de energia, entre outros equipamentos.

Durante a manutenção, também nos preocupamos em realizar a limpeza dos equipamentos, uma prática que deve ser feita pelo menos uma vez por semestre, ajudando a prolongar a vida útil do projeto.

 

Benefícios de fazer a manutenção das Cabines Primárias

Fazer a manutenção preventiva das Cabines Primárias pode gerar muitos benefícios para as empresas, inclusive financeiros.

Aumento da segurança

A energia elétrica pode proporcionar um grande risco quando não é bem tratada ou é usada inadequadamente. Fazer a manutenção pode ajudar a identificar a fuga de energia e equipamentos que precisam ser substituídos para melhor aproveitamento do sistema ou para evitar acidentes de origem elétrica.

Economia com conta de luz

A fuga de energia também pode ser a responsável pelo aumento da conta de luz, um problema comum em empresas. No entanto, você pode economizar até 30% do valor da conta de luz ao incluir uma rotina de reparo da Cabine Primária. Saiba mais sobre o tema e identifique os sinais neste artigo da Wbecker.

Gerenciamento da divisão elétrica

Outra grande vantagem é que as Cabines Primárias permitem que você gerencie a energia do seu imóvel, distribuindo para cada ambiente conforme a necessidade, controlando a potência e divisão da energia. Essa flexibilização permite adequar os espaços da sua empresa e focar a energia em escritórios ou centro de operação, por exemplo, reduzindo o uso em salas de descompressão, cozinhas e ambientes pouco acessados pelos colaboradores.

Quando e quem pode fazer a manutenção da Cabine Primária?

Como você pode ver, apesar de as cabines primárias serem importantes e indispensáveis para construções que precisam operar com abundância de energia, também possuem muitos riscos. Felizmente, os perigos podem ser reduzidos com a prática de manutenção e reparos das Cabines Primárias.

Para regular o uso do equipamento, mantê-lo em pleno funcionamento e livre de riscos, a NBR 14039 exige que a manutenção geral e limpeza de Cabines Primárias seja agendada uma vez ao ano.

Caso o seu objetivo com a manutenção seja realizar testes nos equipamentos que integram o equipamento, investigando a condição de disjuntores ou analisar se houve sobrecarga dos seccionadores, o intervalo pode ser maior - a cada 5 anos.

Contudo, fique atento: é imprescindível contar com o apoio de um Engenheiro Eletricista especializado em instalação e manutenção de Cabine Primária. Contamos com uma equipe preparada e qualificada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) para prestar esse tipo de serviço, temos acesso a todos os Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva necessária para a atividade, e respeitamos as normas de segurança previstas na ABNT e exigências técnicas de órgãos como Corpo de Bombeiros,  Ministério do Trabalho e Conselho Federal de Engenharia Elétrica.

 

Para falar com um engenheiro eletricista de São Paulo, clique aqui e converse diretamente com um profissional da Wbecker Elétrica.

 

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!